Código: | EDB10042 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | LLP | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da Veiga |
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Corpo docente: |
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar Costa Mariana Abrantes de Oliveira Pinto Alte da Veiga |
Português
Nesta unidade curricular pretende-se, por um lado, contribuir para o desenvolvimento de competências transversais de uso da língua portuguesa e, por outro lado, aprofundar os conhecimentos científicos dos alunos no domínio da análise linguística nos planos fonológico, morfológico, lexical, semântico e sintático.
Pretende-se, assim, que no final desta unidade curricular os alunos sejam capazes de:
- analisar e compreender fenómenos linguísticos diversificados;
- reconhecer e explicitar as características fonéticas, fonológicas, morfológicas, semânticas e sintáticas do português;
- apropriar-se de instrumentos de análise linguística e da metalinguagem específica destes domínios.
1. Linguagem, língua e gramática
1.1. Áreas da gramática
1.2. Conhecimento linguístico implícito e explícito
1.3. Norma e variação
2. Fonética e Fonologia
2.1. Sons do português e relação grafema-fonema
2.2. Classificação articulatória dos sons
2.3. Estrutura da sílaba e acento fonológico
3. Morfologia
3.1. Constituintes morfológicos (radical, tema e afixos)
3.2. Morfologia flexional (flexão verbal, nominal e adjetival)
3.3. Processos morfológicos (derivação e composição)
4. Sintaxe
4.1. Classes de palavras
4.2. Constituintes de frase e funções sintáticas
4.3. Frases simples e frases complexas
5. Léxico e Semântica
5.1. Hierarquia de traços semânticos
5.2. Relações semânticas entre palavras
5.3. Ambiguidade lexical e estrutural
Privilegiar-se-á uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa, quer individual, quer em grupo, com vista ao desenvolvimento de competências de resolução de problemas, de análise e de síntese. Pretende-se, igualmente, desenvolver nos alunos o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, pelo que a discussão orientada de trabalhos, o debate, o trabalho em grupo e a exposição de temáticas do programa constituirão estratégias preferenciais. Tendo em vista o desenvolvimento da capacidade de raciocínio analítico e a apropriação de instrumentos de descrição linguística, os conteúdos programáticos são organizados numa perspetiva de complexidade crescente.
As sessões teórico-práticas podem assumir diferentes modalidades: (i) exposição dialogada dos conteúdos; (ii) realização de atividades de análise de pequenos corpora; (iii) a realização de exercícios de treino; (iv) leitura de bibliografia com vista à discussão e resolução de problemas, na lógica da aprendizagem baseada em problemas. As sessões de orientação tutorial destinam-se a apoiar os alunos nas suas dificuldades específicas.
Privilegiar-se-á uma metodologia que propicie a relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa, quer individual, quer em grupo. Ter-se-ão como ponto de partida as necessidades comunicativas detetadas nos estudantes e a preocupação em desenvolver competências de resolução de problemas, de análise e de síntese, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, pelo que a discussão orientada de trabalhos, o debate, o trabalho em grupo e a exposição de temáticas do programa constituirão estratégias preferenciais. A componente teórica visará sobretudo a descrição dos diferentes domínios da Língua Portuguesa, em articulação com os conceitos fundamentais da Ciência Linguística. O trabalho com os alunos será orientado tendo como preocupação de fundo a sua intervenção crítica e construtiva futura em vários contextos e situações, assim como a reflexão e aplicação dos conhecimentos em exercícios práticos.
A avaliação é contínua e incluirá a participação ativa dos estudantes nos trabalhos de aula e/ou realizados em casa, individuais ou em grupo. A classificação final é baseada na média ponderada dos seguintes elementos: (i) dois testes escritos (40% cada); (ii) participação relevante nas aulas e realização de exercícios práticos para avaliação (20%).
Não se aplica
Azeredo, O. et al. 2006. Gramática Prática de Português. Da Comunicação à Expressão. Lisboa: Lisboa Editora.
Cardeira, E. 2006. O essencial sobre a História do Português. Lisboa: Caminho.
Delgado-Martins, R., Ferreira, H.G. 2006. Português Corrente. Estilos do Português no Ensino Secundário. Lisboa:
Caminho. Série Linguística.
Duarte, I. 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Eduardo Paiva Raposo, Maria Fernanda Bacelar do Nascimento, Maria Antónia Mota, Luísa Segura e Amália Mendes (orgs.) (2013). Gramática do Português. Lisboa. F. C. Gulbenkian.Gomes, A. 2006. Gramática pedagógica e cultural da Língua Portuguesa. Porto: Edições Flúmen/Porto Editora
Gomes, A. 2008. O Acordo Ortográfico. Porto: Porto Editora / Edições Flumen.
Mateus, M. H. M. e Cardeira, E. 2007. O essencial sobre Norma e Variação. Lisboa: Caminho.
Sardinha, L. & Vieira Ramos, L. 2004. O texto normativo. Lisboa: Didáctica Editora.
Silva, M.A. 1991. Iniciação à comunicação oral e escrita. Lisboa: Editorial Presença.
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